Buscar

CARTA AOS NOVOS CHEFS


Vejo uma nova geração de chefs se formando, por isto, o que eu gostaria de falar com vocês nesta carta é sobre o que separa um chef de verdade de um bosta que só sabe gritar. Segue então alguns conselhos meus.


Vamos inicialmente entender o que é um chef, na minha opinião: COZINHEIRO + LÍDER = CHEF.


Não, não é fazendo o curso de Chef Profissional que você se torna Chef, então não borde isso na sua dolma. Este título deve ser conquistado.


Agora você que é um puta cozinheiro, à anos e lidera uma equipe, sim!! Você é um chef!! E pare com este mimimi de que não gosta de ser chamado assim.

Cozinheiro é profissão.

Chef é cargo.


Mas acima de tudo o que separa um do outro é a capacidade de liderança. Para ser um chef de verdade você precisa de disciplina, organização, justiça e ganhar o respeito de seus comandados.

Mas não basta tudo isso não, é muito importante ser respeitoso e acima de tudo orientar e conduzir. A época de Chef dar xilique na cozinha já passou faz tempo.

Quando uma pessoa que ocupa o cargo de Chef (mas não merece este titulo) grita, maltrata sua equipe, nunca treina ou orienta, nunca elogia ou incentiva. Tem uma equipe fraca, cozinheiros subutilizados e desmotivados, que não vestem a camisa da empresa.


Claro que sempre existiram auxiliares ruins, outros que precisam de treinamento e claro, pequenas estrelas que ficaram muito pouco tempo na sua cozinha. Então você deve seguir estes passos:


1) Treinar e orientar.

2) Supervisionar, ser crítico e incentivar.

3) Apontar os erros e corrigir, em caso de êxito, elogiar.

4) De espaço ao cozinheiro para ele se soltar, autonomia leva à criatividade.

5) Depois disso se ele continuar ruim e só avaliar se vale a pena manter ou mandar embora. Sem gritos.


Acima de tudo, chefs que gritam e são grosseiros, querem demonstrar força, mas são inconsistentes, os que vivem correndo, demonstram desorganização, os que não orientam provavelmente não tem base técnica.


Mas acima de tudo, lembre-se, sua família e seus amigos não são sua brigada ( para você que ainda é grosseiro), e no mundo real pouca gente suporta ficar perto de gente assim.


Tatianna Cirinno "No more excuses" - Máximo Bottura.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Todos os direitos reservados ®
Todos os direitos reservados ®

Todas as fotos do site são de propriedade da Charcutaria Natural

CNPJ: 36.864.219/0001-86

WhatsApp Image 2020-02-28 at 19.20.07.jp